domingo, 19 de outubro de 2008

Decapita mãe e põe cabeça no congelador

Tentou matar-se com uma faca. Estava em casa, em Castelo Branco, e quando a PSP chegou pela manhã para o socorrer João José Canto fez uma confissão: "Matei a minha mãe e cortei-lhe a cabeça. O corpo está na minha casa e a cabeça na casa dela."

Horas depois de se ter tentado suicidar com um corte no pescoço, o homem, de 46 anos, revelou o terrível segredo que guardava há uma semana. Levado pela PSP para a PJ de Lisboa, as autoridades confirmaram que o corpo da idosa estava na despensa do apartamento do homicida, na Praceta Impasse Cidade Vitória, em São Marcos, Sintra. A cabeça da mãe estava no congelador do seu próprio frigorífico, no apartamento onde ela vivia, na Amadora.

João Canto explicou à polícia que a mãe veio despedir-se dele no final da semana passada. Ela ia passar uma temporada a Alamacedo, concelho de Castelo Branco, de onde ambos são naturais. A notícia poderá ter despertado um ataque de fúria no filho – que sofre de distúrbios mentais. Agrediu-a com um objecto ainda não identificado na cabeça e o golpe terá sido fatal. A confissão do homicida, embora precisa e detalhada, não esclarece o motivo.

Consumado o crime, cortou a cabeça da mãe com uma faca de cozinha. O resto do corpo foi coberto com uma espuma de poliuretano – material usado na construção civil para encher paredes – e metido dentro de um saco de plástico, na despensa. Ontem, a PSP teve de usar martelo e escopro para confirmar que o volume guardado na despensa era o corpo da idosa. A cabeça foi levada para a casa da vítima e guardada no congelador. João trancou as duas casas e partiu para Castelo Branco.

A PJ esteve ontem no local do crime a recolher indícios e deparou-se com um cenário perturbador. Além da desarrumação e sujidade, as paredes estavam cheias de frases e combinações de números indecifráveis. A existência de fios suspeitos na entrada obrigou à intervenção de uma equipa de explosivos da PSP, que rebentou a porta.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: